Pesquisa de Notícias Mês: Ano: Assunto:

Notícias

É A ARTILHEIRA MÁXIMA

MAYARA MOURA: UMA PEQUENA GIGANTE DA LIGA PETROBRAS

SANTO ANDRÉ / SP (LCS) – Pequena na estatura e jovem na idade, porém com handebol de gente grande. A Liga Petrobras, competição mais importante da modalidade no país, tem como grata revelação a armadora da Adeblu / FMD / Furb (SC), Mayara Fier de Moura, de 1m68 e 19 anos, e artilheira absoluta do torneio ao marcar 83 gols, sendo 61 somente no primeiro turno.

Filha de mãe ex-atleta e pai técnico de handebol (Ralph Correia de Moura treina o Marialva no Paraná), Mayara desde criança já acompanhava os pais aos treinamentos e jogos e iniciou a prática do esporte com apenas nove anos. Desde 2002 na seleção brasileira, na categoria juvenil foi bicampeã Pan-Americana em 2003 e 2004, vice-campeã Pan-Americana júnior em 2004, além de nono lugar no Mundial realizado na República Tcheca em 2005.

Devido ao bom desempenho, foi contratada pelo técnico da Adeblu, Sérgio Luiz Graciano, que a conhece desde o período em que era treinador da seleção brasileira juvenil e auxiliar do júnior. “Ela é muito jovem e tem grande qualidade. Pela afinidade, quando assumi a equipe a contratei. Na ocasião, ela veio lesionada, por isso não jogou 100% na Liga passada. Já neste ano, para a nossa felicidade, está totalmente recuperada”, afirma o comandante.

Segundo Graciano, o alto nível técnico da Liga Petrobras a levou a se aprimorar e fez com que seu talento sobressaísse. “A Mayara tem uma visão de jogo muito boa, mas ainda precisa melhorar alguns aspectos defensivos. Ela tem evoluído muito. A Liga colaborou para essa evolução devido aos jogos fortes que faz, e quanto mais se exige da atleta, mais ela se destaca”, orgulha-se.

O treinador reconhece, porém, que a artilharia máxima da atleta é uma agradável novidade. “É uma grata surpresa, temos duas canhotas (a outra é a Roberta) com características diferentes e isso melhora a condição de fazer gols. A Roberta é uma jogadora de maior força, já a Mayara é mais tática e possui boa seqüência de bola. Ela é a batedora oficial do tiro de sete metros e até agora errou somente três vezes. O bom é que sabe jogar tanto na armação como na ponta, mas a maior dificuldade dela é a baixa estatura para a posição”, explica Graciano, que torce para que a armadora esteja na lista das possíveis convocadas para os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro em 2007.

“Sei que o técnico espanhol Juan Oliver prefere atletas mais altas para a posição da Mayara, entretanto ela está na relação das 40 atletas e na expectativa para o Pan do ano que vem. No momento é difícil por ela ser muito jovem ainda, mas com certeza daqui a dois ou três anos estará arrebentando e pronta para os próximos torneios internacionais”, completa.

Ao fazer uma auto-análise sobre seu ponto forte, Mayara concorda com Sérgio Graciano. “Neste ano o que ajudou muito é que estou na artilharia. Por onde passei, sempre estive entre as principais artilheiras da equipe, porém de um campeonato é a primeira vez. Temos um rápido contra-ataque e a minha velocidade é um fator positivo. Apesar de eu ser canhota, atuo na armação direita e ponta direita. O que falta para mim são alguns centímetros de altura, e quando jogo contra atletas maiores dificulta um pouco”, disse.

A armadora sabe que com o alto rendimento, será mais visada nas partidas e não terá o mesmo espaço para finalização. “As adversárias sempre tentam marcar o ponto forte de um time, e nesse segundo turno tentarão bloquear a nossa velocidade”, explica Mayara, que revela o seu sonho. “Meu maior objetivo é chegar à seleção olímpica e trazer títulos para o Brasil. A seleção já está quase formada, mas existe chance para, quem se destacar, poder fazer parte do grupo. Vou continuar a treinar forte e se vier a oportunidade ficarei muito feliz. Também sonho em um dia poder atuar na Europa, onde estão as maiores potências mundiais e o handebol é mais competitivo”, conclui a goleadora.

Rua Belém, 322 – Vila Assunção – Santo André(SP) – Cep 09030-120 | Telefone: (11) 4438-8200
Plantão: (11) 9 7653-7957
©GANegócios do Esporte - 2009 - Todos os Direitos Reservados | Criação de sites: PWI Web Studio