Pesquisa de Notícias Mês: Ano: Assunto:

Notícias

TIME COM SOTAQUE CARIOCA

SEIS DO RIO INTEGRAM AS CATEGORIAS DE BASE DO SANTANDER / SÃO BERNARDO

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP (LCS) – Rio de Janeiro e São Paulo dividem o status de maiores centros urbanos do país, mas quando o assunto é voleibol, os atletas têm optado pelas quadras paulistas. Esse é o caso de Thiago Guimarães, Ramon Sereno e Evandro Gonçalves, três jovens atletas que, em dezembro de 2007, participaram da peneira realizada anualmente pelo Santander / São Bernardo e que, a partir desta semana, já são jogadores do time infanto-juvenil de umas das mais tradicionais equipes do país.

E não são apenas esses. No total, seis atletas do Rio de Janeiro integram as categorias de base do time do ABC. “Apesar de não ter muito investimento na modalidade, o Rio fornece muitos atletas. Aqui mesmo no Santander a gente tem esse exemplo”, lembrou Ramon. Além dos três recém chegados, os juvenis Isac, Pedro e Bernardo também são do Rio.

Evandro, de 17 anos, 1m99 e que joga na posição de oposto, começou no Tijuca Tênis Clube em 2004. No ano de 2006 se transferiu para o Fluminense, onde ficou até o final do ano passado, quando fez a peneira em São Bernardo. “Fiquei nervoso nos testes, principalmente no último dia, que foi o corte final, quando os nomes dos aprovados foram anunciados, e o meu foi o último a ser falado”, lembrou Evandro, que é de Madureira.

Thiago, que é de São Gonçalo, começou na natação e, pela altura, foi convidado por um técnico do Niterói Vôlei Clube a mudar de modalidade em 2006. “Jogava há dois anos, mas quando cheguei aqui, vi muita gente na disputa e uns garotos muito altos. Depois, vi que o nível técnico também era forte, mas fiz o meu trabalho, dei o meu máximo e consegui ser aprovado”, contou o meio-de-rede de 16 anos que, pelos seus 2m01, não tinha motivos para se preocupar com a altura dos concorrentes.

Ramon é o mais precoce entre os três novos jogadores do Santander / São Bernardo. Começou a jogar com 13 anos, também no Niterói Vôlei Clube e hoje, com 17, já sonha com um futuro de sucesso. “Meu objetivo é seguir carreira no vôlei e, por isso, tive vontade de vir para um time de ponta. É uma experiência única e se tiver a chance, quero ficar no Santander até fazer parte do time adulto” - disse o meio-de-rede de 1m99, que é de Niterói.

Realizar o sonho de defender a equipe adulta não é algo distante da realidade desses garotos, pois as equipes trabalham de forma totalmente integradas. Dos 18 inscritos para a Superliga 13 vieram da base. Eles têm como exemplo o meio-de-rede Michael. O jogador entrou para o projeto através da peneira, há nove anos, passou pelas categorias infanto-juvenil e juvenil e hoje é titular do time principal. Além de Michael, grandes nomes do vôlei brasileiro como Marcelo Negrão, os irmãos Gustavo e Murilo Endres, Sérgio Escadinha, entre outros, defenderam o Santander / São Bernardo.

Evandro se espelha nesse exemplo. “Eu penso muito alto. Quero jogar aqui por um bom tempo, depois ir para o exterior e, um dia, chegar à Seleção Brasileira. Depois que a gente vê a quantidade de atletas que começou aqui e que chegou à Seleção, anima ainda mais”, disse Evandro.

Se a semana está sendo de descobertas para a maioria, Thiago já tinha informações sobre o Santander / São Bernardo mesmo antes de chegar. “Eu já conhecia o Isac e ele contava como é legal jogar aqui”, disse o atleta, se referindo ao meio-de-rede que já está na equipe desde o ano passado. “Eu joguei com ele, com o Ramon e contra o Evandro” - complementou Thiago que, com tantos conterrâneos por perto, afirma estar se sentindo em casa.

A mudança de estado não chega a ser considerado um problema pelos obstinados jogadores. “Claro que vai dar saudade, mas os meus pais sempre me apoiaram em tudo e desta vez não foi diferente”, afirmou Evandro. “Estar longe de casa e passar por todas as exigências que são cobradas da gente faz parte do processo de amadurecimento. Vou evoluir nos treinos e como pessoa. Temos que encarar tudo com muita boa vontade, pois o começo de tudo é aqui e agora”, concluiu Ramon.

Rua Belém, 322 – Vila Assunção – Santo André(SP) – Cep 09030-120 | Telefone: (11) 4438-8200
Plantão: (11) 9 7653-7957
©GANegócios do Esporte - 2009 - Todos os Direitos Reservados | Criação de sites: PWI Web Studio